Home / Hidroginástica / A hidroginástica e seus benefícios

A hidroginástica e seus benefícios

A hidroginástica é uma atividade bastante popular e que, ao contrário do que muita gente pensa, não é destinada apenas para idosos e gestantes. Assim, ela pode trazer benefícios para todo o tipo de pessoa, não importa a idade e o gênero.

Sim, a hidroginástica é muito benéfica, e pode transformar aspectos do corpo e da mente com algum tempo de prática. Ou seja, não é à toa que ela faz tanto sucesso e ganha mais adeptos a cada ano.

Se você ainda não conhece muito sobre a hidroginástica e não sabe de seus benefícios, você precisa continuar lendo este artigo para descobrir. Não perca esses e outros detalhes!

 

O que é hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade aeróbica e de baixo impacto, que é realizada dentro da água.

Normalmente, os exercícios incluem música e movimentos ritmados, que podem ser incrementados com alguns materiais: macarrão, prancha, halteres, palmares, flutuadores, etc.

Dessa forma, a hidroginástica visa trabalhar com todos os grupos musculares, sempre cuidando para que não haja riscos de lesões e promovendo a integração social entre os alunos.

As aulas normalmente possuem duração de 30 a 60 minutos e podem ser praticadas com qualquer frequência, ainda que o recomendado seja de 3 vezes por semana.

Assim, ela pode ser praticada por pessoas de qualquer idade e gênero, desde que haja autorização médica, para que doenças e problemas possam ser prevenidos.

Se você ainda não conhece, fique atento aos benefícios e vantagens que essa atividade pode trazer.

Benefícios da hidroginástica

A hidroginástica é uma atividade física que visa melhorar vários aspectos do corpo e da mente. Conheça seus principais benefícios a seguir:

  • Perda de peso

A hidroginástica oferece um gasto calórico muito alto – cerca de 400 a 600 calorias por aula – e isso acaba facilitando a queima de gordura localizada, gerando a perda de peso.

Para potencializar esse resultado, os alunos que conciliam as aulas com uma boa alimentação conseguem emagrecer mais rapidamente.

  • Fortalecimento dos músculos

A hidroginástica fortalece os músculos, pois seus exercícios e movimentos trabalham com a musculatura de forma intensa, podendo inclusive levar à hipertrofia muscular, aumentando a definição do corpo.

Assim, por explorar a contração muscular e a flexibilidade, ela é muito comumente aliada aos treinos de musculação.

  • Fortalece os ossos e não sobrecarrega articulações

Essa é uma atividade perfeita para quem possui problemas de articulação ou de fraqueza óssea, e ainda para quem está muito acima do peso e não pode causar impacto nessas áreas.

Afinal, a hidroginástica ajuda a dosar a quantidade de cálcio nos ossos e também protege as articulações de possíveis lesões durante a atividade.

  • Cuida do bem-estar

Um dos principais benefícios da hidroginástica é a manutenção do bem-estar e da qualidade de vida dos alunos.

Isso porque ela é capaz de aliviar o estresse e a ansiedade, causando uma sensação de relaxamento e calmaria.

Assim, ela acaba promovendo também o bom humor, e oferecendo mais energia e disposição para enfrentar as tarefas do dia a dia.

Por que fazer hidroginástica?

Você deve experimentar a hidroginástica porque essa é uma atividade muito benéfica e que promove a integração e socialização entre os alunos, aumentando seu círculo social.

Além disso, é muito importante realizar exercícios físicos regulares para ter a manutenção da sua saúde.

Portanto, a hidroginástica pode ser a atividade perfeita, principalmente se você procura exercícios de baixo impacto. Então, você já pode começar a aproveitar todos os seus benefícios.

Sobre rafael

Veja Também

Tudo sobre o boxe esporte

O box esporte surgiu em 3.000 A.C. no Egito, como parte das festas que eram …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *