Home / Artes Marciais / Diferenças Entre Jiu Jitsu x Taekwondo

Diferenças Entre Jiu Jitsu x Taekwondo

Existem algumas diferenças entre jiu jitsu x taekwondo, porém ambas são tipos de artes marciais de origem asiática que possuem como base os princípios de defesa do combate.

As principais diferenças entre jiu jitsu x taekwondo estão na origem, na prática e na competição internacional das duas modalidades. As quais serão discutidas posteriormente nesse artigo.

Essas lutas marciais podem trazer diversos benefícios para sua vida, como o desenvolvimento da sua mente e auto estima, além de melhorar significamente seu sistema de autodefesa, além de ser uma ótima forma de socializar.

Principais diferenças entre jiu jitsu x taekwondo

Como comentamos acima, existem algumas diferenças entre jiu jitsu x taekwondo, duas espécies de lutas marciais muito praticadas hoje em dia, confira a seguir quais são essas principais diferenças:

  • Origem

O taekwondo surgiu na antiga Coréia há mais de 5000 anos, antes de ser denominado com taekwondo, essa luta já recebeu diferentes nomes como subak ou taekkyon.

Já o jiu jitsu é de origem japonesa, a qual teve sua origem no século XVI, pelo Shirobei Akiyama.

Dessa forma, com o passar dos anos e aprimoramento dessas modalidades o taekwondo se desenvolveu como uma prática alinhada à um modo de vida, já o jiu jitsu como uma espécie de defesa definitiva.

  • Significado

A tradução da palavra jiu jitsu vem do japonês e significa jū, “suavidade”, “brandura”, “flexibilidade” e jitsu, “arte”, “técnica”. A luta foi se desenvolvendo nas escolas de samurai, compostas pela casta guerreira do Japão.

O taekwondo, se formou a partir de 3 palavras coreanas: tae (Pés), kwon (Mãos) e do (Caminho). E o seu significado geral quer dizer combate sem armas para defesa pessoal envolvendo destreza na movimentação do corpo.

  • Estilo de luta

O estilo de luta também está entre as diferenças entre jiu jitsu x taekwondo, apesar de ambas as lutas terem sidos desenvolvidas com princípios de natureza defensiva, elas possuem fundamentos diferentes.

O jiu jitsu baseia-se na conversão da energia de ataque de um adversário para prejudicar o próprio oponente, dessa forma o estilo de luta é composto por contorções corporais.

O taekwondo, originou-se com uma luta rápida a fim de promover um mundo mais pacífico, seu estilo envolve o uso das mãos, punhos e pés, assim como socos e pontapés.

  • Concurso internacional

O jiu jitsu não é um esporte olímpico, e nos dias de hoje é coordenado pela Federação Internacional de Jiu-Jitsu, a qual é uma entidade privada que promove as competições e campeonatos internacionais.

O taekwondo possui diversos órgãos que supervisionam as competições profissionais, entre elas a Federação de Taekwondo Mundial e o Taekwondo União Pan-Americana.

Portanto, a forma como as competições são realizadas e avaliadas também se manifesta como umas das diferenças entre jiu jitsu x taekwondo.

Informações técnicas que acentuam as diferenças entre jiu jitsu x taekwondo

O taekwondo tem como objetivo desenvolver os lutadores tanto fisicamente quanto mentalmente, dessa forma, ele trabalha a velocidade, coordenação, força, elasticidade, resistência e destreza.

No taekwondo utilizam-se apenas as armas de ataque do corpo, como os braços, mãos, pernas e esquivas para defender-se, portanto não há o uso de equipamentos ou objetos para auxiliar na luta.

O jiu jitsu utiliza-se como principais técnicas os golpes de alavancas, torções e pressões com o intuito de derrubar e/ou dominar o seu adversário. Nessa luta, também não há o uso de equipamentos ou objetos, apenas a força do corpo.

Durante a luta, a qual ocorre próxima ao chão, os lutadores costumam utilizar técnicas de estrangulamento ou pressão sobre as articulações, com o objetivo de fazer o adversário desistir ou até mesmo desmaiar.

Lutas marciais

Em geral, todas as lutas marciais trazem diversos benefícios, entre eles o desenvolvimento da mente e combate aos desequilíbrios emocionais, ou seja, por trás da luta, o aluno adquire uma boa capacidade de auto controle.

Outro benefício é para saúde física, as lutas estimulam a flexibilidade do corpo e o condicionamento físico, por isso é uma excelente opção para quem deseja manter ou adquirir uma melhor saúde física.

Portanto, as lutas podem se manifestar em diferentes tipos, estilos e ensinamentos, por isso antes de optar por uma, busque mais informações sobre as diferenças entre jiu jitsu x taekwondo.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *