Home / Sem categoria / Musculação duas vezes ao dia

Musculação duas vezes ao dia

Muitas pessoas acham que a musculação duas vezes ao dia é algo prejudicial. Entretanto, dependendo da forma como você administra as variáveis dentro do seu treino e de como é sua rotina, fazer duas sessões diárias de treinamento podem, realmente, gerar resultados mais visíveis.

É preciso ter em mente que a intensidade dos treinos e as limitações são diferentes para cada individuo. Atletas profissionais, usualmente praticam exercício de alto impacto duas ou mais vezes por dia, principalmente em época de competição.

Já uma pessoa de meia-idade, que está deixando de ser sedentário, provavelmente não conseguiria acompanhar o mesmo ritmo.

Dicas para praticar musculação duas vezes ao dia

Para realizar a prática de musculação duas vezes ao dia é preciso ter atenção a algumas dicas para que a prática se encaixe a suas necessidades e seja de fato vantajosa para atingir seus objetivos:

  • Procure sempre o equilíbrio, embora tudo dependa do nível de aptidão individual e experiência, o indicado é tentar equilibrar os treinos de alta intensidade com treinos mais leves. Isso ajuda a prevenir lesões e permite que o organismo se recupere melhor.
  • Faça intervalos entre os treinos, não existe uma regra precisa, mas é consenso a necessidade de algumas horas de descanso entre um treino e outro, para que o corpo se recupere. Sempre que o seu desempenho começar a diminuir entre os treinos diários, significa que provavelmente é uma boa ideia aumentar esse intervalo
  • Alimentação e hidratação, não se esqueça de hidratar e de se alimentar adequadamente. Com dois treinos diários, suas necessidades de nutrientes serão maiores. Além disso, fazer exercícios quando a quantidade de água no organismo é baixa pode causar maior dano aos músculos.

E o que eu preciso para praticar musculação duas vezes ao dia?

Para quem pretende adotar a prática, é preciso estar atento a alguns fatores recomendáveis, para que seu planejamento de certo:

  • Condições psicológicas e físicas, pois se você estiver passando por uma fase estressante ou estiver com algum problema de saúde, a musculação duas vezes por dia vai forçar e exigir ainda mais o seu corpo, isso não é recomendável se você já estiver debilitado e ainda te deixará mais exposto ao risco de lesão permanente.
  • Disponibilidade de tempo, em que a musculação duas vezes por dia, só vai funcionar se você tiver disponibilidade de tempo para fazer com que os dois treinos fiquem os mais espaçados possíveis, permitindo as horas de descanso recomendadas para seu corpo. Preferencialmente, o primeiro treino deve ser feito de manhã e o outro a noite.
  • Treinar duas vezes por dia não é indicado para iniciantes que ainda não dominaram a boa execução dos exercícios e que não possuem maturidade muscular suficiente é recomendado para quem tem experiência.

E quais benefícios a prática de musculação duas vezes ao dia proporciona?

Se você pode estar se perguntando se o esforço extra vale realmente a pena, a resposta é sim. Entre os benefícios podemos destacar:

  • Treinar duas vezes por dia vai gerar mais estímulos

Toda vez que você realiza um treino com pesos, gera estímulos para o músculo, obrigando que a trabalhar para se adaptar e crescer e diversas reações anabólicas como um todo. Com o intervalo adequado, você desencadeia esse processo duas vezes ao dia.

  • É possível dar maior atenção ao grupo muscular treinado

Nem sempre o segundo grupo muscular trabalhado no mesmo treino, recebe tanta atenção como o primeiro. Isto acontece porque quando você chega no segundo, já está cansado e com menor nível de energia. Ao fazer duas sessões em períodos diferentes e espaçados, isso não ocorre.

Se você pretende adotar a pratica de musculação duas vezes ao dia, não se esqueça de conversar com profissionais responsáveis que poderão te orientar da melhor maneira possível, garantindo que ela seja adaptável a sua realidade, e fisicamente benéfica.

Sobre rafael

Veja Também

Como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia?

Saber como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *