Home / Artes Marciais / Tudo sobre o muay thai história e origem

Tudo sobre o muay thai história e origem

O muay thai é muito popular no Brasil e no mundo, e certamente faz parte de uma cultura muito rica, com uma história repleta de reviravoltas, dificuldades, e também de conquistas!

Mesmo assim, um pouco de sua origem foi apagada pelo tempo, e hoje ele serve também para treino fitness em diversas academias, além de também poder ser utilizado para autodefesa.

Se você quer saber mais sobre a sua história e sua origem, continue acompanhando este artigo e não deixe de conferir o que é, como funciona, quais as características, como surgiu, dentre outros detalhes.

 

O que é muay thai?

O muay thai é uma espécie de luta, e também uma arte marcial milenar, que tem como principal objetivo a autodefesa.

Desde que foi criado, ele visava nocautear inimigos e se livrar de oponentes usando o próprio corpo como arma, usando os joelhos, pés, punhos e cotovelos, e por isso ficou conhecido como arte das oito armas.

Sendo assim, o muay thai sempre foi uma luta agressiva, que pretendia machucar de verdade o adversário. Claro, todas as técnicas são ensinadas e usadas com sabedoria, e não para o mal.

Mesmo assim, essa luta possui uma história muito interessante e já se modificou bastante até os tempos atuais. Confira toda a sua origem a seguir.

A origem do muay thai

A origem do muay thai é completamente incerta, e existem algumas teorias que tentam explicar como ele foi criado.

O que se sabe é que ele nasceu há dois mil anos, e foi criado pelo povo tailandês. Alguns historiadores acreditam que ele surgiu em grupos nômades, que tentavam migrar da China e conquistar sua própria terra.

No entanto, esses grupos eram constantemente atacados pelos senhores feudais chineses, e precisaram desenvolver uma técnica de autodefesa para concluir seus objetivos sem morrer.

Assim, foi criado o muay boran, que mais tarde se transformou no muay thai. Ele era, no início, muito parecido com o wushu, que é o Kung Fu chinês.

Já outras linhas teóricas afirmam que o muay thai foi criado para que os nômades pudessem se defender do ataque de animais, e não de exércitos chineses.

Outras linhas acreditam que ele só surgiu quando esses nômades finalmente conquistaram as terras de Sião, a atual Tailândia e começaram a criar tribos. Assim, essas tribos precisavam se defender de ataques externos para manter suas conquistas.

Muay thai como luta militar

O muay thai já foi também um requisito para os soldados do regime militar tailandês. Isso aconteceu pela primeira vez em 1550, durante o governo do rei Naresuan.

E assim foi por muitos e muitos anos, e diversos reis que passaram pelo trono dominavam completamente as técnicas, misturando armas com golpes de mão livre.

Por isso, o muay thai acabou se tornando uma parte intrínseca da cultura tailandesa, e é tão aclamado no país como o futebol é adorado no Brasil.

Lutadores de destaque

Os primeiros lutadores que se destacaram no muay thai foram Apidej Sidhirun e Nai Khanomtom. O primeiro ficou conhecido como o principal lutador da história do boxe tailandês, ganhando 396 de suas 400 lutas.

Já o segundo foi o primeiro lutador da arte das oito armas, e impressionou os birmaneses ganhando de 9 oponentes em um combate sozinho.

Hoje em dia, existem diversos lutadores de sucesso, que lutam dentro de ringues e possuem suas lutas televisionadas para toda a Tailândia.

Portanto, o muay thai hoje é uma luta muito popular e que possui uma bela e longa história, de origem incerta, porém que trouxe uma filosofia cheia de sabedoria para quem pratica.

Sobre rafael

Veja Também

Muay Thai como funciona – Confira!

Se você está em busca de uma atividade para praticar e acabar de vez com …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *