Home / Saúde e Bem Estar / 4 Esportes mais Indicados para Adolescentes

4 Esportes mais Indicados para Adolescentes

A adolescência é uma fase da vida em que as taxas de hormônios, o crescimento e outros aspectos da nossa anatomia aparecem. É muito importante não gostar somente de séries e videogames e procurar os esportes mais indicados para adolescentes.

Portanto, como em qualquer idade, a prática de exercícios é fundamental para o condicionamento do corpo e ter uma mente relaxada. Os mais jovens precisam gastar energia e se movimentar para desenvolver o físico, a imunidade, a saúde como um todo, agradece.

Então, se você é pai o mãe, incentive o seu filho a buscar um esporte, a ter a consciência de cuidar de si mesmo e eliminar o sedentarismo, a obesidade e outros hábitos que não trazem nenhum retorno positivo e que mais tarde, pode-se sentir as consequências.

Mas quais são os esportes mais indicados para adolescentes?

  • Artes marciais – Com as lutas, como judô, caratê e outras, é possível ser uma pessoa mais regrada e disciplinada, além de fazer bem para o físico e para mente, aprender a autodefesa é muito importante para a segurança e autoconfiança.
  • Dança – Uma atividade mais solta, que ajuda a vencer a timidez e a relaxar o corpo com ritmos e de forma divertida. Existem muitos gêneros, como a zumba, o forró, a dança do ventre.
  • Natação – Classificada como um dos esportes mais completos que existem. Ela ajuda na respiração, no desenvolvimento dos músculos e articulações, na postura correta com o alongamento da coluna. Nadar é uma opção muito procurada pelas crianças e adolescentes.
  • Corrida – Prática aeróbica que pode ser praticada ao ar livre, nas praça, em grupo ou sozinho. Muito boa para desenvolver o fôlego, emagrecer, extravasar a ansiedade, aumentar a resistência e ajudar no crescimento.

Há muitos mais modalidades que os jovens podem se interessar, como o ciclismo, skate e outras várias. O importante é sair de casa, ver a luz do sol, se movimentar e fazer mais amizades. Procure sempre incentivar o seu filho no que ele está fazendo. Por que você não começa um esporte também?

A importância da escolha e de acompanhamento médico

Assim como com os adultos e idosos, antes de procurar os esportes mais indicados para adolescentes, procure orientação médica e marque um check- up. É sempre muito importante saber como estamos de saúde, para sabermos se está tudo bem e acompanharmos nossa evolução.

Uma dica essencial que temos para os pais é: Não faça os exercícios físicos virarem obrigação. Deixe que o seu filho se identifique e escolha o que tem mais a ver com o perfil dele e o que o motiva a aprender e treinar com prazer.

Portanto, não obrigue colocando ele por conta própria em algo que não vai trazer a vontade de estar naquele grupo, fazendo o que se deve fazer. Muitas crianças e jovens criam aversão aos esportes pelos pais forçarem uma realidade que não compete a eles.

Um pai pode ajudar na pesquisa de esportes mais indicados para adolescentes, mas a decisão final é sempre dele. Os pais devem acompanhar os treinos, as competições se for o caso e torcer pelo seu filho. É muito importante valorizar as conquistas e o que os filhos gostam de fazer.

Viu como existem os esportes mais indicados para adolescentes? Se interesse mais por esse assunto, procurando a Pratique Fitness e conversando com os professores e outros profissionais da academia. Os equipamentos e a melhor tecnologia a seu serviço. Visite o site: http://pratiquefitness.com.br/

Sobre rafael

Veja Também

O spinning queima gordura abdominal?

Uma das maiores preocupações para quem está em busca do peso ideal, é de encontrar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *