Cada vez mais as pessoas estão se conscientizando da importância de começar a ir na academia. A prática de atividades físicas traz uma série de benefícios, inclusive, pode ser a solução para muitas doenças.
É possível substituir medicamentos por uma rotina de atividades físicas, sendo uma troca altamente beneficia para sua saúde. Apesar do intuito dos medicamentos ser algo positivo, quanto mais pudermos evitá-los, melhor.
Os exercícios físicos são grandes aliados na qualidade de vida. Arrumar horário para praticá-los três ou quadro vezes na semana fará toda a diferença na sua vida.
Doenças que são tratadas diretamente ao começar a ir na academia
Muitas doenças podem ser resolvidas de vez ou amenizadas ao começar a ir na academia. As principais delas são obesidade, hipertensão, colesterol alto, artrite e problemas com saúde mental.
-
Obesidade
Um dos maiores propósitos da academia é a perda de peso. Hoje, o índice de obesidade no Brasil e no mundo está alarmante, sendo as comidas prontas e o sedentarismo do século XXI os maiores culpados.
Quando falamos em obesidade como doença, não estamos nos referindo aos fatores estéticos (afinal, é possível estar um pouco acima do peso e ser totalmente saudável), mas, sim, casos onde o excesso de gordura está causando problemas.
As implicações da obesidade são diversas e afetam todos os lados da vida. A prática de exercícios físicos e uma alimentação saudável é o segredo para emagrecer e ser saudável.
-
Hipertensão
Muitas são as pessoas hipertensas e a grande maioria delas toma remédio para hipertensão. Será que eles são realmente necessários? As atividades físicas trabalham o sistema cardiovascular de modo a diminuir naturalmente a pressão.
-
Colesterol alto
O colesterol alto normalmente é associado às pessoas acima do peso, mas isso não é regra. Para combatê-lo é essencial manter uma rotina de exercícios e uma alimentação mais leve.
-
Artrite
A artrite e uma doença inflamatória nas juntas e causa enorme desconforto. A melhor forma de combatê-la é através de exercícios feitos na água, como natação e hidroginástica.
-
Depressão, ansiedade e estresse
Se você sofre com problemas na saúde mental e emocional, começar a ir na academia pode ser a solução. As atividades físicas liberam os chamados “hormônios da felicidade”.
Começar a ir na academia: qual atividade ideal?
Então já discutimos que a academia traz muitos resultados e pode ser peça chave para resolver ou amenizar sintomas de muitas doenças. Mas qual, dentre tantas atividades, é a melhor?
Essa pergunta não pode ser respondida pontualmente, pois isso depende do objetivo do aluno e, também, de seus gostos pessoais. Não é obrigatoriamente necessário fazer musculação, há diversas outras categorias, como:
- Funcional
- Aulas de boxe
- Aulas de artes marciais
- Aulas de ritmos
- Jump
- Spinning
- Natação
- Hidroginástica
- Pilates
- Yoga
- Treinos HIIT
- Dentre outros
As academias estão investindo cada vez mais em atividades alternativas, de forma que todo aluno consiga se identificar.
Vá em uma academia conceituada
Começar a ir na academia é uma escolha que deve ser feita pensando na sua saúde. Todos os exercícios físicos são benéficos, no entanto, é fundamental escolher uma boa academia.
O estabelecimento deve contar com uma boa estrutura e, também, profissionais altamente habilitados e qualificados. Somente dessa forma é possível garantir que os resultados serão efetivamente atingidos.
Começar a ir na academia como o propósito de tratar alguma doença requer mais cuidados da parte do professor e ele deve ser qualificado o suficiente para direcionar o aluno ao treino ideal. Quer encontrar tudo isso? Dê uma olhada no site da Pratique Fitness.