Home / Natação / A Natação Para a Artrose – Milagre

A Natação Para a Artrose – Milagre

Você sabia que existem grandes vantagens da natação para a artrose? A natação é um exercício muito completo, indicado para diversas complicações como a osteoporose, a obesidade e para problemas de postura.

A artrose é uma doença que afeta as juntas, muito comum em pessoas acima dos 35 anos. É um problema que pode ser tratado através de mudanças em hábitos alimentares, medicamentos e exercícios físicos.

Neste artigo, vamos falar sobre as principais vantagens da natação para a artrose. Além disso, vamos explicar um pouco tanto sobre a doença em si, quanto sobre as principais vantagens da natação.

O que é a artrose?

A artrose é um problema que afeta grande parte dos idosos no Brasil. Basicamente, é uma doença caracterizada pelo desgaste nas articulações e nos ossos adjacentes. Seus principais sintomas são dores e inchaços nas juntas.

A artrose é muito comum na terceira idade, pois, depois dos trinta anos de idade, a massa óssea naturalmente começa a diminuir. Isso gera complicações muito sérias em idosos como a osteoporose, a artrite e a artrose.

A melhor forma de evitar esse tipo de complicação é através de uma boa alimentação e exercício físico. Principalmente o exercício muscular, ajuda no ganho de massa óssea, de forma que a massa muscular está diretamente ligada com os ossos.

Isso liga com a natação para a artrose no ponto em que, muito pouca gente sabe, mas a natação é muito importante no ganho de massa muscular. A seguir, vamos comentar um pouco sobre seu esporte e seus benefícios.

Os benefícios da natação

A natação é considerada por muito fisioterapeutas como um exercício completo. Ela é um exercício aeróbico que pode ser praticado em diversas intensidades. Além disso, é muito recomendado tanto para jovens quanto para idosos.

No caso dos jovens, a natação é pedra fundamental no combate à obesidade infantil. Isso porque o esporte ajuda tanto na queima calórica quanto no ganho de massa muscular, principalmente nos grupos superiores, evitando o efeito sanfona.

Além disso, a natação auxilia no combate à problemas hormonais, principalmente ligados ao crescimento. É muito comum recomendarem a prática da natação para adolescentes com problemas de crescimento, pois a glândula responsável pelo crescimento é próxima aos grupos musculares afetados.

Quanto aos idosos, a natação é muito recomendada por ser uma atividade de baixo impacto. Ou seja, ela beneficia no combate à hipertensão, osteoporose e pressão alta, sem gerar riscos de lesões e acidentes para os grupos de risco.

Como a natação pode ajudar na artrose?

Levando em consideração os benefícios da natação para idosos, a natação para a artrose é extremamente benéfica. Isso porque ela auxilia no fortalecimento da massa óssea. Está, depois dos 30 anos de idade, começa a cair aproximadamente 1% ao ano.

Além da osteoporose, a artrite e a artrose são problemas comuns envolvidos na queda de massa óssea. O nado para problemas de juntas é excelente, pois os movimentos na água possuem um peso muito menor que na atmosfera.

Isso garante que os idosos possam se exercitar sem decorrerem em risco de lesões. No caso da artrose, como as articulações estão fragilizadas, exercícios que envolvem muito impacto podem gerar complicações severas, principalmente se feitos sem acompanhamento profissional.

Dessa forma, a natação para a artrose torna-se o exercício mais recomendado. Pois, além de ser um exercício de baixo impacto, tem uma grande influência no ganho de massa muscular, principalmente nos membros superiores.

Quando você fortalece a massa muscular, ela vai gerar pressão nos ossos. Assim, o corpo vai entender que deve fortalecê-los também, para aguentar o impacto que antes não existia.

Sobre rafael

Veja Também

Natação para bebês

Natação para bebês – O que levar?

O que levar na natação para bebês é uma dúvida que os pais tem após …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *