Home / Ginástica / Características das ginásticas laboral e hipopressiva

Características das ginásticas laboral e hipopressiva

Preparamos esse post para você entender melhor os conceitos e características das ginásticas laboral e hipopressiva, apesar de ambas trazerem benefícios para saúde, são modalidades muito diferentes.

Antes de saber quais as principais características das ginásticas laboral e hipopressiva é importante.

A ginástica laboral apresenta esse nome por ser desenvolvida em ambiente de labor, ou seja, é uma ginástica desenvolvida em ambiente de trabalho, para fins de prevenção de lesões por esforço repetitivo e correção de algumas doenças ocupacionais.

Já a ginástica hipopressiva pode ser feita de forma autônoma em casa ou com acompanhamento de um especialista.

Ela é muito indicada para quem tem problemas de respiração, pois provoca movimentos no abdômen que trabalham toda a musculatura da região, por isso também é indicada para quem quer tonificar os músculos da barriga e diminuir alguns centímetros da cintura.

Quais as principais características das ginásticas laboral e hipopressiva?

Agora que definimos as modalidades, podemos explicar quais as principais características das ginásticas laboral e hipopressiva.

  • Características da ginástica laboral:

A ginástica laboral é um programa de atividades físicas, realizadas no ambiente de trabalho com o objetivo evitar doenças ocupacionais resultantes de atividades repetitivas, a ginástica também contribui por proporcionar maior disposição no dia a dia do trabalhador.

Durante a rotina de trabalho pode haver uma limitação de movimentos, provocando uma atrofia muscular ou também em virtude da repetição dos movimentos durantes as tarefas desenvolvidas no trabalho, por isso a ginástica laboral serve como prevenção.

No trabalho, a ginástica laboral é a realização de atividades de curto período, variando de 10 a 15 minutos por dia. Consiste em realizar alongamentos com alguns membros e fazer exercícios de respiração, a prática também aumenta a percepção corporal e ajuda na reeducação da postura.

A ginastica laboral é um programa que também tem como função humanizar o ambiente administrativo por promover comunicação, mais saúde lazer e recreação. Ela é aplicada com a intensão de melhorar a qualidade de vida dos trabalhadores no ambiente de trabalho e fora dele.

A ginástica laboral pode ser trabalhada com dois enfoques:

  1. Preventivo: Na prevenção contra lesões, com o objetivo de melhorar a resistência cardiovascular e também respiratória.
  2. Corretivo: Busca otimizar a ergonomia no trabalho, contrabalanceando alguns problemas negativos causados por determinadas atividades.
  • Características da ginástica hipopressiva:

A ginástica hipopressiva é uma modalidade de ginástica que foi desenvolvida com algumas influências do yoga, e também tem como base não só as posições e exercícios, mas também a concentração na respiração.

A técnica utilizada na ginástica hipopressiva consiste na pessoa expulsar todo o ar dos pulmões, contrair o abdômen o máximo que puder, de forma que dê a impressão que o umbigo está encostando nas costas, segurar a respiração por um tempo e volta a respirar novamente.

Através de uma sequência de posturas unidas com esse trabalho respiratório, provoca uma diminuição da pressão intratorácica e intra-abdominal e com isso trás muitos benefícios para a saúde do praticante.

Principais benefícios da ginástica laboral e hipopressiva

Principais benefícios da ginástica laboral:

  • Prevenção de Dort (Distúrbios Osteomusculares Relacionados ao Trabalho);
  • Prevenção de Ler (Lesões de Esforço Repetitivo);
  • Melhoria da circulação do sangue;
  • Melhoria da saúde dos tendões;
  • Correção da postura;
  • Melhoria de relacionamento entre colegas de trabalho;
  • Melhoria na concentração e no ritmo de trabalho;
  • Aumento de produtividade;

Principais benefícios da ginástica hipopressiva:

  • Combate a incontinência urinária e fecal;
  • Fortalece o abdômen;
  • Melhora a circulação sanguínea;
  • Ajuda quem tem problemas de respiração;
  • Melhora a postura do corpo;
  • Previne a flacidez dos órgãos;
  • Reduz a cintura em até 10 centímetros;
  • Melhora o funcionamento intestinal;

Agora que você conhece as principais características da ginástica laboral e hipopressiva, conheça a Pratique Fitness a maior academia de Belo Horizonte e região, e melhore seu corpo, resistência e flexibilidade.

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica de academia tipos de modalidades

Atualmente, a ginástica de academia possui tipos de modalidades para que você consiga perder peso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *