Com a correria do dia a dia, coisas simples ficam difíceis, por exemplo como organizar a semana de treinos na academia de forma que você tenha um resultado rápido e que lhe traga vários benefícios.
Se você não sabe como organizar a semana de treinos na academia, você acaba prolongando suas metas e objetivos, deixando-os cada vez mais longe. Sem contar que para fazer uma rotina de treinos é bom que seja com a presença de um profissional.
Montar uma planilha para organizar seus treinos pode ser algo bastante complexo. Mas quando você faz com um profissional lhe orientando fica mais fácil e rápido alcançar os seus objetivos.
Leia esse texto que fizemos exclusivamente para você que não tem tempo de organizar sua rotina de treinos e fique atento em algumas dicas de como organizar a semana de treinos na academia.
Entendendo como funciona separar os dias da academia
Poucas pessoas sabem, mas fazendo treinamento de força, o seu músculo pode levar até 72 horas para que se recupere totalmente, dependendo da intensidade a qual você praticou o treino.
Como isso ocorre, na maioria das vezes é comum as pessoas fazerem treinos intervalados, como um dia sim o outro não, ou também um dia membros inferiores e o dia membros superiores.
A maioria dos atletas dividem os treinos dessa forma, revezando os dias entre membros inferiores, membros superiores e exercícios aeróbicos, para que seja atingido de forma mais rápida o resultado que se espera.
Independente da forma com que você organiza o seu treino, vamos considerar uma rotina de atividade física a qual funciona da seguinte forma: três dias de treino, e o quarto dia de descanso, ou uma atividade leve.
Um treino bem quisto é o que mesclam braços, tronco, pernas, costas e aeróbicos, porém é um treino de curta duração, ou seja, o corpo trabalha por inteiro, mas de maneira alternada.
Veja agora um exemplo de rotina
Fique atento a seguir e veja uma forma de como organizar a semana de treinos na academia, de forma segura e simples, para que você consiga atingir as suas metas de forma rápida e objetiva.
Dia 1
- Membros superiores (remadas, puxadas, rosca, pullover) – Função puxar
- Membros inferiores (levantamentos, flexão de quadril, adução e joelhos)
- Tronco (prancha e abdominais)
Dia 2
- Membros superiores (abdução, extensão de cotovelo, crucifixo e supinos) Função empurrar
- Membros inferiores (flexão plantar, abdução, extensão de joelhos e quadril, passadas e agachamentos)
- Tronco (Superman e paravertebral)
Dia 3
- Aeróbico (longo ou intenso)
- Yoga (treino para trabalhar a flexibilidade)
Dia 4
- Dia de descanso total, ou no máximo uma caminhada leve, fazer uma trilha curta, andar de bicicleta.
Organizando o treino de forma simples
Vimos agora acima como organizar a semana de treinos na academia mesclando membros inferiores e superiores, agora vamos ver uma forma mais simples separando os membros que serão trabalhados.
Dia 1
- Membros inferiores
Dia 2
- Membros superiores
Dia 3
- Atividade aeróbica
Dia 4
- Repouso ou treino leve de yoga
Onde começar a treinar
Agora que você aprendeu como organizar a semana de treinos na academia, não perca mais tempo e comece a fazer suas atividades físicas na Pratique Fitness.
A Pratique Fitness atua há 18 anos no ramo de academia, e conta com uma excelente equipe de profissionais para lhe atender, em qualquer modalidade de atividade física.
A Pratique Fitness oferece além da academia, aulas de Jiu-Jitsu, Spinning, Muay Thai, Zumba, Taekwondo, Natação para adultos e crianças, Ginástica, Hidroginástica, entre outros.
Aproveite a oportunidade e comece agora mesmo a se exercitar na Pratique Fitness, a maior rede de academias da região de Belo Horizonte!