Home / Musculação / Contraindicações Da Musculação

Contraindicações Da Musculação

Se você está querendo começar a musculação, mas está com dúvidas se o seu quadro permite tais exercícios físicos, conhecer quais são as principais contraindicações da musculação pode te direcionar nesse momento.

De madeira geral, as atividades físicas moderadas não possuem contraindicações, mas determinados casos especiais merecem a devida atenção para garantir a segurança e a saúde de todas as pessoas.

Lembrando que as atividades físicas vão muito além de questões estéticas, sendo o seu principal objetivo a saúde. Então, é preciso assegurar de que o exercício só lhe trará benefícios.

Quais são os casos de contraindicações da musculação

Determinados grupos possuem contraindicações da musculação e outras atividades físicas. Os principais deles são:

  • Mulheres grávidas

Muitas mulheres grávidas continuam praticando exercícios físicos e, de fato, eles são benéficos até certo ponto. Entretanto, a musculação pode ser contraindicada no caso de gravidez de risco e nos meses mais avançados de gestação.

  • Pessoas com problemas no coração

As atividades físicas fazem bem ao sistema cardíaco e diminuem a chance de desenvolver problemas no coração, entretanto, para quem já sofre com alguma doença a musculação pode se tornar um pouco arriscada.

  • Quem está lesionado

Quem está passando por recuperação de lesões não deve praticar atividades físicas, pois isso irá forçar ainda mais o músculo, retardando a recuperação.

  • Aqueles que estão passando por processo de recuperação de cirurgias

Quem está se recuperando de cirurgias deve esperar a liberação médica antes de voltar para as atividades físicas. Além disso, mesmo após a liberação a intensidade deve começar leve e aumentar gradativamente.

  • Problemas nas articulações ou coluna

Essa é mais um das contraindicações da musculação, pois determinados exercícios podem intensificar as dores e prejudicar a recuperação.

  • Crianças

Há alguns vídeos de crianças super musculosas pela internet, mas isso não é aconselhável. Crianças devem praticar atividades físicas, mas o levantamento de peso prejudica o crescimento.

Natação, dança, aulas de luta e esportes são atividades mais recomendadas e devem ser feitas moderadamente.

Como lidar com as contraindicações da musculação

O fato de você estar em um dos grupos de contraindicações da musculação quer dizer que não poderá praticar essa atividade? Não necessariamente, pois cada caso é um caso e deve ser avaliado pontualmente por um profissional da saúde.

Isso porque existem estágios e quadros, onde muitas vezes a musculação pode ser liberada (e pode, inclusive, ajudar em muitas situações). Mas é preciso a avaliação e liberação médica.

Além disso, o educador físico da academia deve estar ciente da sua situação para que possa elaborar um treino adequado às suas condições. Por isso é importante contar com um profissional habilitado e qualificado.

Um bom professor saberá quais são os melhores exercícios para garantir a sua saúde e, também, conseguir promover os benefícios que as atividades físicas trazem à sua vida.

Conheça a Pratique Fitness – uma academia que irá lhe auxiliar

Depois de passar pelos médicos e obter a liberação para fazer musculação, está na hora de encontrar uma boa academia para começar a malhar.

A recomendação não poderia ser diferente da Pratique Fitness, uma rede de academia que só cresce no mercado devido à qualidade de seus serviços. Todas as unidades são devidamente estruturadas e possuem equipamentos novinhos.

Além disso, os profissionais são extremamente capacitados e saberão te orientar caso você tenha alguma condição mais restritiva.

E sobre o Covid-19: pode ficar tranquilo que as unidades estão tomando todos os cuidados para garantir a saúde de todos os alunos e colaboradores.

Então, se você está no grupo de contraindicações da musculação, mas recebeu a liberação médica, encontre a unidade mais próxima da Pratique Fitness e deixe os profissionais cientes do seu quadro, pois eles irão te ajudar!

Sobre rafael

Veja Também

Musculação na barra fixa

Quem vai à academia com o objetivo de ganho de massa muscular e definição dos …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *