Home / Saúde e Bem Estar / Entenda a importância do exercício físico

Entenda a importância do exercício físico

O estresse, os maus hábitos alimentares e o sedentarismo vem aumentando o número de doenças que acometem a população de modo geral. Muitos estudos comprovam a importância do exercício físico para combater essas condições e para manutenção de uma vida saudável.

Com a rotina cansativa que inclui trabalho, estudos, casa e filhos, muitas vezes, é comum que as pessoas coloquem as atividades físicas no final da sua lista de preocupações.

Entretanto, é preciso repensar as prioridades e privilegiar a qualidade de vida. Conheça agora os benefícios que os exercícios físicos podem trazer e descubra a sua importância para nossa saúde física e mental.

  1. Importância do exercício físico para continuar produzindo

          O aumento da disposição durante as tarefas do dia a dia é uma das primeiras mudanças percebidas por quem começa a se exercitar. Isto significa que, ao praticar exercícios físicos, as pessoas tendem a acordar mais dispostas e a não se cansar tão facilmente no decorrer do dia.

Ao contrário do que muitos pensam, ao gastar energia, o corpo não fica mais cansado. Ele libera hormônios que estimulam a sensação de bem-estar que fazem com que você queira se exercitar ainda mais.

  1. Melhora o desempenho cardiovascular

Ao se exercitar regularmente, é possível começar a notar uma melhora gradual do funcionamento cardíaco e respiratório, além da definição dos músculos trabalhados e da queima de gordura.

Essa evolução ocorre de acordo com o tipo de atividade e a intensidade com que ela é praticada. É importante acompanhar a sua evolução, através de avaliações físicas periódicas.

Além disso, podemos notar em muitos praticantes de atividade física uma melhora no desempenho mental. Muitas pessoas relatam que tornou-se mais fácil se concentrar nas tarefas cotidianas que e também tiveram um aumento da produtividade no trabalho e nos estudos.

  1. Prevenção de doenças

Algumas doenças, como diabetes, hipertensão e colesterol alto podem estar associadas ao sedentarismo e aos hábitos alimentares. A importância do exercício físico na prevenção e combate destas condições é comprovada cientificamente.

  1. Fortalece o organismo

Como dissemos anteriormente, a importância do exercício físico diz respeito ao fortalecimento do organismo de maneira geral. Além de tornar ligamentos e tendões mais flexíveis, as atividades físicas deixam a musculatura mais forte e atuam no funcionamento de órgão como coração e pulmão, além de melhorar a nossa imunidade.

  1. Melhora o humor

O aumento da produção e da liberação dos neurotransmissores, em especial de serotonina e dopamina, resulta em aumento da sensação de prazer e bem-estar.

Estes hormônios agem na prevenção e combate de distúrbios psicológicos, como depressão e ansiedade e ajudam a nos tornar pessoas mais bem humoradas no dia a dia.

Antes de começar

 

Agora que você já está convencido das vantagens da prática diária da atividade física é importante ressaltar que ela deve ser feita de maneira segura para não causar problemas a sua saúde.

Procure um médico antes de iniciar qualquer atividade e certifique-se de que está tudo bem com seu coração e com sua saúde de forma geral. Só assim você poderá escolher a melhor atividade, de acordo com seus objetivos e possibilidades.

Outra dica importante é procurar uma boa academia, que ofereça acompanhamento adequado, equipamentos modernos, seguros e profissionais gabaritados para te orientar da melhor maneira.

Conheça a Academia Pratique Fitness. Ela leva a sério a importância do exercício físico e conta com infraestrutura e todas as vantagens que você precisa para se exercitar de forma segura e eficiente.

Sobre rafael

Veja Também

O spinning queima gordura abdominal?

Uma das maiores preocupações para quem está em busca do peso ideal, é de encontrar …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *