Home / Ginástica / Ginastica abdominal hipopressiva para emagrecer

Ginastica abdominal hipopressiva para emagrecer

A ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer tem apresentado resultados muito positivos e por isso tem sido cada vez mais procurada.

A ginastica hipopressiva é um método que foi criado na década de 70, contém elementos do yoga, mas atualmente tem sido muito empregado em academias de ginástica utilizando de exercícios rítmicos e posturais e também em clínicas de reabilitação, por fortalecer a musculatura abdominal e das costas.

Mas você sabe o que é ginástica hipopressiva?

A ginastica hipopressiva são exercícios realizados controlando a respiração em algumas posições, a pessoa faz uma expiração máxima do ar dos pulmões, o abdômen vai contrair automaticamente como se o umbigo fosse grudar nas costas.

Ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer funciona mesmo?

A resposta é sim! A prática regular da ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer funciona mesmo, além disso, os praticantes podem perder de 2 a 10 centímetros de cintura.

Há um tempo sua prática era muito indicada para mulheres no pós-parto que queriam voltar a forma da barriga e recuperar a rigidez do abdômen, os exercícios hipopressivos eram uma boa alternativa para substituir os abdominais tradicionais.

Esses exercícios ajudam a afinar a cintura, pois eles influenciam na diminuição da pressão interna abdominal (tonificando a musculatura abdominal) e também provocam o reposicionamento de alguns órgãos da região.

Mas vale ressaltar que se o objetivo é emagrecimento, uma dieta adequada e equilibrada é fundamental para ajudar na obtenção de resultados mais rápidos, diminuindo a quantidade de açúcar, massas e frituras.

Como fazer ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer?

A prática dos exercícios da ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer deve iniciar e evoluir gradativamente até o corpo se acostumar e você conseguir obter maior controle da respiração.

Os exercícios não devem ser feitos após as refeições, pois como são exercícios focados no abdômen podem causar mal estar e sensações desagradáveis.

Você pode iniciar os exercícios na posição deitada, por ser mais fácil, e depois ir mudando as posturas gradativamente. Na posição deitada com a barriga virada para cima, dobre as pernas e estique os braços ao longo do corpo.

Para fazer os exercícios siga esses dois passos:

  1. Inspire o ar lentamente e depois expire, expulsando todo o ar dos pulmões, o abdômen vai contrair como se estivesse encolhendo a barriga, como se fosse encostar o umbigo nas costas.
  2. Mantenha essa contração por 10 segundos inicialmente, passado o intervalo (de 10s), volte a respirar normalmente.

Inicie os exercícios fazendo 20 minutos com contração abdominal por 3 vezes na semana. Para que os exercícios deem resultados você deve concentrar-se na contração do abdômen, isso irá ajudar você a conseguir fazer os movimentos de maneira correta.

Depois de um tempo de prática o seu corpo vai se acostumando, então você pode aumentar gradativamente esse intervalo e permanecer por um tempo maior sem respirar. Também é recomendada a contração dos músculos pélvicos ao realizar os exercícios abdominais

Conforme você for pegando prática pode evoluir com as posições, podendo fazer os exercícios sentados, em pé ou com algumas posições do yoga.

5 benefícios da ginástica hipopressiva

Entre os diversos benefícios da ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer, podemos citar:

  • Diminuição da cintura;
  • Fortalece músculos do abdômen e das costas;
  • Previne a formação de hérnias;
  • Melhora a postura e equilíbrio;
  • Previne a perda de urina e fezes;
  • Ajuda a alinhar a coluna e combate os desvios como a hiperlordose, a hipercifose e a escoliose;

Conheça a melhor e maior academia de Belo Horizonte e região, a Pratique Fitness, lá você vai encontrar profissionais habilitados a ajudar você a melhorar ou manter o condicionamento físico.

Agora você já conhece os benefícios e sabe como fazer os exercícios da ginástica abdominal hipopressiva para emagrecer, cuide da sua alimentação como forma de estratégia para alcançar melhores resultados.

Sobre rafael

Veja Também

Ginástica de academia tipos de modalidades

Atualmente, a ginástica de academia possui tipos de modalidades para que você consiga perder peso, …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *