Home / Artes Marciais / Jiu-jitsu Para Hipertensos É Recomendado? Descubra!

Jiu-jitsu Para Hipertensos É Recomendado? Descubra!

Hoje, a prática do jiu-jitsu vai muito além de uma arte marcial para defesa pessoal e competições. Muitas pessoas praticam para benefício próprio da saúde. Sendo assim o jiu-jitsu para hipertensos tem sido amplamente procurado.

Muito embora algum tempo atrás ainda surgisse a dúvida se a atividade é adequada para praticantes hipertensos, o jiu-jitsu tem se apresentado positivamente. Porém, o praticante deve sempre estar atento e possuir acompanhamento médico constante.

Abaixo é possível conferir alguns benefícios da prática do jiu-jitsu para hipertensos, além dos riscos oferecidos e como prevenir sua existência.

 

Jiu-jitsu para hipertensos: uma boa solução?

Os índices de hipertensos no Brasil são muito altos. A doença acomete muitos homens e mulheres e diminui significativamente sua qualidade de vida, limitando muitas atividades que poderiam ser praticadas.

O sedentarismo, consumo de álcool, consumo de sal em exagero e a obesidade são alguns dos principais fatores de riscos para hipertensos. Desta forma a saúde do coração acaba limitando-se e as condições de saúde ficam mais frágeis.

Para amenizar os efeitos da hipertensão e viver com mais qualidade, a prática de exercícios físicos pode ser indicada. Porém é preciso se considerar os inúmeros riscos que as praticar oferece.

Pois atividades físicas exigem muito do sistema cardiovascular, a pressão arterial é elevada a níveis de maior intensidade. Estes não são nada bons aos hipertensos, pois pode provocar piora, além de quadros mais graves levando a AVC ou até derrame.

Quanto a prática do jiu-jitsu, mesmo que a atividade comprovadamente produza resultados benefícios para controle da pressão arterial, é necessário cuidado. E pesquisa, antes de cogitar o início da atividade.

Consultar um profissional da saúde é muito recomendado. Este definirá o melhor método para introduzir-se ao meio da atividade física, assim como sua intensidade e os riscos que eventualmente podem ser causados.

Hipertensos podem sim praticar jiu-jitsu e a prática também é recomendada. Em níveis moderados, a atividade só tende a beneficiar o hipertenso. Pois diminui consideravelmente os níveis de pressão arterial.

Fatores conjuntos

Além da prática do jiu-jitsu para hipertensos, combinar outros fatores é muito interessante e benéfico. Uma boa alimentação pode proporcionar ainda mais benefícios ao hipertenso.

Aliada a prática do jiu-jitsu, uma dieta acompanhada por nutricionista é essencial. Ter um cronograma que equilibre o consumo de sódio, principalmente, pois este eleva a pressão, é extremamente necessário.

Apostar no consumo de leguminosas e alimentos ricos em cálcio e potássio pode trazer muitos benefícios aos hipertensos. A boa alimentação associada a prática do jiu-jitsu então, traz ainda mais melhorias para o coração do hipertenso.

Frequência

A frequência em que a atividade é praticada também é de extrema importância. Definir os dias em que as aulas vão ocorrer e a duração dela faz toda a diferença.

A atividade deve ser praticada de acordo com a indicação do médico. Desta forma ele definirá se o praticante vai ser introduzido a níveis moderados ou leves.

Também é muito importante medir a pressão durante o treino, para ter a certeza se está tudo bem com o praticante. Sempre evitando qualquer incidente.

Local adequado

Com a quebra do estigma negativo ao redor da prática de atividades físicas para hipertensos, a procura tornou-se cada vez mais ampla.

Por este motivo é importante realizar a prática do jiu-jitsu para hipertensos em um local adequado. Assim, encontrar uma academia que respeite os níveis estabelecidos pelo profissional da saúde e oferece ampla infraestrutura é imprescindível.

A Pratique possui todas essas especificações. Deixando o aluno a vontade e seguro para realizar a atividade, podendo usufruir de todos os benefícios.

Sobre rafael

Veja Também

A história do Jiu-Jitsu no Brasil

O Jiu-Jitsu é uma arte marcial milenar japonesa, que valoriza a técnica à força bruta. …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *