Home / Musculação / Musculação de alta intensidade

Musculação de alta intensidade

Para quem tem como objetivo perder gordura e definir os músculos, uma boa opção é optar por um treino de musculação de alta intensidade. As características mais marcantes desse tipo de treino é que eles têm curta duração, mas são muito intensos.

Quais os benefícios?

A musculação de alta intensidade pode gerar ótimos resultados e benefícios. Estes treinos promovem uma queima de calorias por maior tempo após atividade e também beneficia o sistema cardíaco e respiratório, aumentando a força e reduzindo a ansiedade, melhorando o corpo como um todo.

Quais as técnicas de musculação de alta intensidade?

Não existe uma fórmula ou um método específico que possa ser considerado o ideal para a prática de um treinamento com intensidade máxima. Isso porque, em primeiro lugar é necessário ter planos coerentes com as suas experiências e necessidades individuais.

Existem, entretanto, algumas técnicas simples que podem te ajudar a aumentar a intensidade do seu treino e trazer os benefícios do método. Podemos destacar:

  • Levar o músculo até a falha

Esta é uma das formas comuns de intensificar os treinos. Você vai saber que levou o músculo até o máximo de exercício que ele poderia suportar quando sentir que não consegue mais erguer o peso. Sempre tenha um profissional te acompanhando, para te ajudar e evitar lesões.

  • Treinos intervalados

Este tipo de treino tem foco na queima de gordura e consiste basicamente em alternar entre os exercícios aeróbicos como corrida, corda e pedalada com os exercícios de carga e levantamento de peso durante a musculação.

  • Dedicação

É importante que você exija o máximo de suas capacidades físicas motoras. E isso não quer dizer excesso de peso ou infinitas repetições em um treino excessivamente longo e volumoso. É importante traçar um equilíbrio entre os variados fatores que proporcionam um treinamento eficaz.

Entre estes fatores está alimentação e hidratação, horas de sono satisfatórias, frequência de treino em um planejamento que seja constante e ao qual você consegue manter por períodos suficientemente longos de tempo para que seja possível visualizar algum resultado.

Dicas fundamentais para ter musculação de alta intensidade

  • Prepara-se com antecedência ao treino

É fundamental que você esteja descansado fisicamente e mentalmente preparado antes de um treinamento, isso permite que você se concentre em executar a atividade física e consiga dar o máximo do seu potencial.

  • Esteja devidamente nutrido e hidratado.

A saúde deve estar em dia e você não deve apresentar sintomas de quaisquer doenças corriqueiras como gripes, pequenas inflamações, dores. Além disso, é preciso se hidratar e comer adequadamente, já que a musculação de alta intensidade tende a exigir mais do seu corpo.

  • Não foque em números de repetições e volume de exercício

Foque na qualidade. Treinos mais curtos e enxutos, porem realizados com o máximo de carga que seu corpo consegue suportar trazem alta intensidade desde que o trabalho seja correto, não causam lesões e trazem os benefícios do método.

  • Treine o corpo todo igualmente e descanse entre as séries

Treinar de maneira diferente as partes do corpo pode interferir direta ou indiretamente o treino de todos os outros músculos. Além disso, é preciso dar o descanso adequado entre cada série, o suficiente para que você consiga se recuperar para a próxima e que não seja excessivamente longo.

  • Utilize as técnicas adequadas e os equipamentos de forma correta

Fazer os exercícios e utilizar os aparelhos de forma correta é essencial para que você obtenha o resultado desejado, além de evitar que você se machuque por conta de movimentos inadequados.

Se você pensa em praticar musculação de alta intensidade, tenha em mente que a orientação de um profissional é fundamental. Pois ele poderá lhe indicar a maneira correta de fazer os exercícios e a carga e formas apropriadas para aumentar a intensidade do seu treino, evitando qualquer tipo de lesão.

Sobre rafael

Veja Também

Como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia?

Saber como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *