Home / Musculação / Musculação na barra fixa

Musculação na barra fixa

Quem vai à academia com o objetivo de ganho de massa muscular e definição dos músculos opta pelo treino de força. Há uma imensidão de aparelhos, cada um destinado a uma determinada parte do corpo. Quem deseja malhar o braço para a hipertrofia, não deixa de fora da sua ficha de treinos os exercícios de musculação na barra fixa.

A hipertrofia, por definição, é uma resposta fisiológica que causa o aumento do volume muscular decorrente de estímulos gerados pelos exercícios físicos.

A musculação na barra fixa é um exercício que cumpre muito bem a função de hipertrofia. Isso porque não há uma máquina auxiliando o movimento, ele depende unicamente de você.

Por isso, a barra fixa é um equipamento efetivo e não pode faltar no treino de quem deseja ganhar mais massa muscular e definir o braço e as costas.

Como fazer musculação na barra fixa corretamente

Como a barra fixa é um aparelho barato, que tem a possibilidade de ser instalado em qualquer lugar, muitas pessoas escolhem instalá-lo em suas próprias casas.

Porém, nesses casos, não teremos acompanhamento de profissionais, então é preciso que você aprenda a fazer o exercício corretamente para não causar nenhuma lesão.

Elaboramos algumas dicas e um passo a passo para que você aprenda a realizar a musculação na barra fixa de maneira correta, confira:

  • Primeiramente, escolha uma barra que aguente o seu peso.
  • É melhor que a instalação do equipamento seja feita por profissionais para evitar que ela desprenda enquanto realiza o movimento.
  • Para o início do movimento, segure a barra e fique suspenso dobrando os joelhos e retirando os pés do chão.
  • Em seguida, levante o próprio peso para cima, como se estivesse tentando abaixar os cotovelos. Preste atenção para mantê-los próximos ao corpo.
  • A elevação é feita até que a barra fique na altura do seu queixo/pescoço.
  • Desça até que seus braços voltem na posição inicial, mas lembre-se: nunca solte o peso do seu corpo, desça segurando seu peso para trabalhar o músculo na descida também.
  • Repita o procedimento até terminar a série de movimentos.

Variações da musculação na barra fixa

Além da sequência que descrevemos pra você, que é o exercício mais básico usando a barra fixa, há uma diversidade de movimentos que podem ser realizados.

Isso confere ao treino mais flexibilidade, podendo trabalhar regiões centralizadas no mesmo aparelho. Conheça algumas variações dos movimentos para elaborar seu treino:

  • Pegada supinada: as palmas da mão ficam viradas pra você no movimento. Assim, a participação dos bíceps é mais elevada, tornando o movimento mais fácil.
  • Pegada pronada: ao contrário da supinada, as costas da mão ficam viradas para você durante o movimento. Então, a exigência dos bíceps é menor, o que torna a repetição mais difícil.
  • Pegada lateral: as palmas da mão ficam viradas uma para a outra. É uma junção dos dois exercícios anteriores.
  • Usando toalhas: cada mão vai segurar uma tolha que dará a volta na barra, invés de segurar no próprio equipamento. Isso irá exigir mais força ao realizar o movimento.

Benefícios da musculação na barra fixa

Os exercícios de musculação feitos na barra fixa tendem a resultar em mais ganho de massa muscular, isso porque não tem o auxílio de máquinas.

Além disso, como já foi listado nesse artigo, você não ficará preso a somente um tipo de movimento. A barra fixa dá a possibilidade de diversos treinos.

Outra coisa interessante na barra fixa é que ela pode ser instalada em qualquer lugar, então você não precisa se comprometer com academias.

Comece a fazer exercícios de musculação na barra fixa e em algumas semanas já começará a perceber diferenças significativas no seu corpo, como ganho de massa e definição!

Sobre rafael

Veja Também

Como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia?

Saber como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *