Home / Pilates / Para Que Serve O Pilates Na Academia?

Para Que Serve O Pilates Na Academia?

O pilates surgiu há mais de 100 anos e até hoje continua com milhares de alunos ao redor do mundo. Esse método de treinamento é amplo, inclusivo e eficaz para a saúde do corpo e da mente. Mas, para que serve o pilates afinal?

É isso e muito mais que você poderá conferir no conteúdo de hoje. O pilates foi desenvolvido para que o corpo e a mente se integrem na hora da realização dos movimentos, resultando em exercícios mais conscientes.

A seguir, você poderá conferir mais informações sobre o pilates, seus benefícios e quem pode participar desse tipo de atividade. Confira a seguir.

Para que serve o pilates?

A dúvida sobre para que serve o pilates é muito importante para quem está em dúvida sobre investir nessa atividade ou não. O pilates é uma modalidade de exercício que busca a melhora de habilidades corporais e mentais, através de exercícios específicos.

Essas habilidades podem ser equilíbrio, flexibilidade, força, resistência, entre outras, e estão ligadas aos movimentos que realizamos no dia a dia. Diferente de um treino de força, o pilates foca mais na realização dos movimentos do que nas repetições.

A respiração é um dos pilares do pilates, já que através dela é possível alcançar maior consciência dos movimentos que estão sendo realizados. São exercícios variados que podem ser realizados no solo ou em aparelhos específicos, criados especialmente para essa atividade.

O pilates serve para melhorar o condicionamento físico, fortalecer a musculatura, desenvolver a flexibilidade e melhorar a consciência corporal. A partir disso é possível conferir diversos benefícios à prática de pilates.

Quem pode treinar pilates?

São mais de 500 exercícios que fazem parte do repertório do pilates. Esses exercícios podem ser aplicados de diversas formas, sendo que, em muitos deles é possível adaptar a execução. Isso permite que o pilates seja inclusivo e abrangente.

Pessoas que possuem mobilidade reduzida, por exemplo, se beneficiam muito do pilates por poderem realizar os movimentos e fortalecer-se mesmo em períodos de recuperação. Crianças e idosos também estão na lista de pessoas que podem praticar a atividade.

As aulas de pilates também são planejadas levando em consideração fatores como o objetivo, limitações e restrições de cada indivíduo. Por isso, é possível incluir diversos grupos de pessoas à prática do pilates.

Benefícios do pilates para o corpo

A seguir, confira uma lista de alguns dos principais benefícios que o pilates traz para o corpo e para a mente:

  • Melhora a respiração.
  • Ativa a circulação sanguínea.
  • Melhora a postura.
  • Auxilia na correção de desvios posturais.
  • Diminui o estresse.
  • Promove o bem-estar.
  • Melhora a dor nas articulações.
  • Alivia dores musculares.
  • Melhora a flexibilidade e o equilíbrio.
  • Previne contra lesões.
  • Ajuda na recuperação de lesões.
  • Aumenta a consciência corporal.
  • Aumenta a concentração e o foco.

Treine pilates da Pratique Fitness

Hoje você pode conferir para que serve o pilates, quem pode participar das aulas e alguns dos principais benefícios dessa atividade. O hábito de praticar pilates regularmente está intimamente ligado a uma melhor qualidade de vida, equilíbrio físico e mental.

A academia Pratique Fitness oferece aulas de pilates personalizadas de acordo com o seu objetivo. Sendo o pilates uma atividade completa e inclusiva, ele é recomendado para diversas faixas etárias e níveis de intensidade.

Na Pratique Fitness você terá aulas em um ambiente agradável, climatizado e com equipamentos de última geração. Professores experientes e prontos para auxiliar em seu desenvolvimento esperam por você. Entre em contato com a unidade da Pratique Fitness mais próxima e agende uma aula experimental agora mesmo.

Sobre rafael

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *