Home / Artes Marciais / Treino básico de boxe

Treino básico de boxe

Se você deseja começar a fazer um treino básico de boxe saiba que é essencial que você tenha esforço, disciplina e dedicação. Além disso, um treinador especializado deve acompanhar todo o seu processo de desenvolvimento.

  • Primeiro passo:

Procure aprimorar a técnica de soco para ganhar mais força e resistência. Mas vale um soco potente dado apenas uma vez, do que vários que não possuem um resultado eficiente.

Dessa forma, combinado com a agilidade e resistência, o soco será mais potente e derrubará o seu adversário em apenas um golpe. Busque por exercícios que foquem em manusear o soco com o cotovelo. Assim, quando desferir o golpe, pense que é o seu cotovelo que o atingirá.

Além disso, tenha consciente de cada movimento seu e não mova nada desnecessariamente.

Nos intervalos deixe os braços descansarem e se movimentarem naturalmente com o corpo. Não precisa colocar tensão, pois isso deixará você mais cansado.

  • Segundo passo:

Pratique séries de speed bag. Esse exercício é com o saco menor pendurado em um suporte. Nas séries você desenvolverá um ritmo regular com socos intensos. O objetivo é manter o saco sempre em movimento com o movimento circular das mãos.

Desse modo, o speed bag visa trabalhar a sua resistência, a força dos socos e a coordenação das mãos.

Terceiro passo:

Utilize o saco de pancadas, e faça sessões de três minutos esmurrando de três a cinco vezes em todos os treinos. Esse é o equipamento mais clássico do boxe, que é um saco enorme que fica pendurado no teto.

Procure socar ele por três minutos já como se estivesse em uma luta e gire levemente as pontas dos pés. Em seguida pare eventualmente, para desviar, recuar ou bloquear. Logo, ele é o seu parceiro de treino que quanto mais parecido com uma luta for, os resultados serão mais positivos.

  • Quarto passo:

Faça exercícios para aumentar a sua força. Você pode treinar musculação, usar halteres ou até mesmo o seu próprio peso para desenvolver os músculos. Seja qual for o método que você for usar, pratique-o três dias da semana.

O boxe é um exercício completo onde treinos de sombra, sparring ou lutar com um adversário real já ajudam fortalecer a musculatura. Sendo assim, em semanas de lutas faça o treino de força apenas um dia, para não desgastar a sua energia.

Existem exercícios que englobam todos os grupos musculares, são eles:

  • Agachamentos com banco.
  • Prancha frontal.
  • Barra fixa.
  • Flexões de braço.
  • Quinto passo:

Um exercício interessante de praticar é pular corda, pois fortalece o coração, aumenta a agilidade, o ritmo e a coordenação motora. Apenas por 15 minutos pulando corda, você terá muitos benefícios físicos.  Alterne o estilo:

  • Pule com os pés juntos.
  • Cruze as mãos. Quando a corda estiver descendo e passar de seu nariz, cruze os punhos e descruze-os quando ela passar pelos pés.
  • Mexa-se quando pular. Pule saltitando para a frente, para trás e para os lados.


Tenha uma alimentação equilibrada e saudável

 

Um boxeador deve ter uma alimentação baseada em proteínas, legumes e verduras. Procure beber bastante água constantemente, pois para que você um bom desempenho e um bom condicionamento físico depende de um organismo hidratado.

Sua dieta deve conter:

  • Proteínas magras como ovos, peixe e frango.
  • Gorduras insaturadas provenientes de peixe, abacate e castanhas.
  • Quando tiver sede, beba água. Beber água para não sentir sede é a melhor maneira de saber se você está hidratado, além de promover saciedade. Beba água à vontade durante os treinos.
  • Frutas, verduras e legumes à vontade.

Com esse treino básico de boxe você poderá melhorar o seu desempenho na luta e estará mais preparado fisicamente.

Se você possui interesse em treino básico boxe, nós da Pratique Fitness temos os melhores profissionais para auxiliar você nesse processo

Sobre rafael

Veja Também

Diferenças Entre Jiu Jitsu x Taekwondo

Existem algumas diferenças entre jiu jitsu x taekwondo, porém ambas são tipos de artes marciais …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *