Home / Musculação / Tudo sobre o boxe esporte

Tudo sobre o boxe esporte

O box esporte surgiu em 3.000 A.C. no Egito, como parte das festas que eram dadas pelo Faraó. Nesta época, os homens ficavam nus, e lutavam entre si. Este esporte milenar pode ser praticado por homens e mulheres, trazendo muitos benefícios para ambos. Continue lendo, e saiba mais sobre o box esporte.

Conheça um pouco da história do box esporte

O box se tornou conhecido realmente como um esporte, quando chegou nas olimpíadas, no sec. VII A.C. nesta época, a única proteção que era usada pelos lutadores, era um pedaço de couro que protegia as suas mãos para dar os golpes.

De lá para cá, a luta sobrevivei ao império romano, mas teve algumas alterações. Já nesta época, as lutas eram feitas pelos gladiadores, que usavam luvas feitas de metal para proteger as suas mãos.

Isso acabou deixando a luta mais violenta e agressiva, podendo levar os lutadores até ao óbito. Quando os Romanos perderam os seus domínios, o box esporte acabou sendo esquecido.

No ano de 1880, começaram a ter lutas de box esporádicas na Inglaterra          , até que em 1904, o box esporte foi o auge dos jogos olímpicos de St-Loius, com sete categorias de peso.

No ano de 1920, durante os jogos de Antuérpia, a federação internacional de box amador, foi difundida, na Bélgica. Esta federação durou somente 26 anos, e depois disso foi criada a associação internacional de box amador, AIFA, que a atual responsável pelas competições mundiais de box esporte.

Atualmente, os homens lutam sem camisa e sem capacete nas competições oficiais, já as mulheres, precisam fazer o uso de protetor, que é uma regra que surgiu nos jogos de Los Angeles, no ano de 1984.

O box esporte feminino só ganhou espaço nas olimpíadas no ano de 2012, em Londres.

Conheça as categorias do box esporte

As categorias do box esporte são diferentes para homens e para mulheres. São elas:

Categoria masculino

  • Mosca ligeiro; peso de até 49 kg.
  • Mosca; peso de até 52 kg.
  • Galo; peso de até 56 kg.
  • Leve; peso de até 60 kg.
  • Médio ligeiro; peso de até 64 kg.
  • Meio médio; peso de até 69 kg.
  • Médio; peso de até 75 kg.
  • Meio pesado; peso de até 81 kg.
  • Pesado; peso de até 91 kg.
  • Superpesado; peso a partir de 91 kg.

Categoria feminino

  • Mosca; peso de até 51 kg.
  • Leve; peso de até 60 kg.
  • Meio pesado; peso de até 81 kg.

Com relação ao tempo das disputas, eles se diferenciam de um tipo de campeonato para o outro.

Para as competições olímpicas, são disputados 3 rounds de 3 minutos para as categorias masculinas, e 4 rounds de 2 minutos para as categorias femininas. Mas, em geral, os combates podem ser compostos de até 12 assaltos de 3 minutos cada.

As lutas acontecem nos ringues, que possuem um formato quadrado, com uma área de 7,8 m. os lutadores vão somando pontos através dos seus golpes, que não podem golpear na região da cintura para baixo.

Os golpes mais usados são o cruzado, o jab, o direto, o gancho, o swing, o uppercut, e o nocaute.

Como podemos ver, o box esporte, é um esporte milenar, que ultrapassou muitas fases, e sofreu diversas mudanças até chegar no que se conhece hoje. Sendo um esporte democrático, ele pode ser praticado tanto por homens, como por mulheres.

Sendo assim, o box esporte é uma ótima opção para as pessoas que desejam praticar um esporte de força, que exija dedicação e muita disciplina. Podendo trazer para os seus lutadores diversos benefícios tanto para o corpo, como também para a sua mente.

Sobre rafael

Veja Também

Como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia?

Saber como investir em aparelhos de boa qualidade para a sua nova academia é uma …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *